Olá pessoas...
Levanta a mão quem nunca comprou um shampoo pensando que ele ia ter um resultado x e no final das contas o resultado foi desastroso?! \o/
Hoje em dia, temos nas prateleiras de supermercados, fármacias, lojinhas e afins, uma infinidade de opções de shampoos e condicionadores com milhares de finalidades...
Mas você sabe comprar o tipo certo para o seu cabelo?! Então eu montei um guia para você não se perder mais...
Shampoo Leitoso
É um dos mais comuns que encontramos por aí... Ele é o tipo de shampoo com menor poder de limpeza, pois possui outros tipos de funções, como anti-caspa/anti-queda... A não ser que você esteja utilizando por recomendações médicas, você usar um shampoo transparente antes de fazer uso desse tipo de shampoo.
Ele é recomendado para cabelos tingidos, já que não vai tirar muito os pigmentos do cabelo, ou para cabelos extra secos/ressecados pois não irá agredir tanto...
Shampoo Perolado
É o tipo mais comum que encontramos por aí... Ele possui um poder de limpeza um pouco maior do que o leitoso e a grande maioria possui agentes condicionantes, ou seja, a maioria dos shampoos hidratantes terão essa textura.
Shampoo Transparente
Caiu na graça da mulherada depois que descobriu que seu poder de limpeza é bem grande em relação aos outros. Ele pode ser transparente sem cor mesmo ou até meio amarelados, como os shampoos de neném...
É super indicado para cabelos oleosos ou para utilizar antes de fazer qualquer tipo de tratamento/cuidado, pois ele deixa o fio pronto para receber qualquer outro produto. Também é super interessante usá-lo antes dos outros tipos de shampoos.
Shampoo Antirresíduos
É o tipo de shampoo que se deve tomar muito cuidado para usar... Pois seu poder de limpeza é power, abrindo muito as cutículas do cabelo. Logo, não deve ser utilizado sempre, para cabelos muito oleosos o ideal é usar de 15 em 15 dias, nos demais cabelos 1 vez ao mês... Salvo dias que será feito algum tipo de tratamento como reconstrução ou nutrição ou hidratação, pois permitem que os produtos penetrem mais na fibra gerando um melhor resultado.
Para cabelos tingidos e/ou com progressivas é bom evitar mas se quiser fazer uso, faça uma vez ao mês para não perder o efeito da sua escova ou desbotar tão rápido a cor.
Shampoo Sem Sulfato
São shampoos que não possuem derivados dos surfactantes (agentes de limpeza) comuns encontrados no shampoos comuns (lauril sulfato de sódio, lauril sulfato de amônio, lauril éter sulfato de sódio).
Eles promovem limpeza suave é ideal para cabelos tingidos pois evitam o desbotamento, para pessoas alérgicas e para cabelos cacheados e/ou extra secos. E não se preocupe se ele não fizer aquela abundância de espuma, pois o que faz ele espumar são exatamente os surfactantes ausentes na formula... Mas ele continua limpando o seu cabelo.
Shampoo a Seco
São nossos aliados para aquele dia que não vai dar tempo de lavar os cabelos e ele já está super oleoso... Pois sua principal propriedade é absorver o excesso de óleo dos fios.
Também podemos usá-lo quando queremos dar textura ou volume para os fios, principalmente para fazer algum tipo de penteado.
Não deve ser usado diariamente pois tende a ressecar demais os fios, o ideal é usar apenas nos dias de emergência mesmo.
Shampoo Desamarelador
Principal aliado das loiras, seja eles com mechas ou não e para cabelos grisalhos, pois combatem o amarelamento do fio causado pela ação do meio nos fios.
Eles possuem pigmentos violetas que neutralizam a cor amarela (é o princípio das cores opostas da roda de cores... Farei um post em breve falando sobre...).
Também não é recomendado seu uso muito frequente... Seu uso pode ser feito 1 vez na semana ou de 15 em 15 dias, pois muitas fórmulas tendem a ressecar os fios... Use sempre uma máscara potente de hidratação quando usar esse tipo de shampoo.
E o tal do Shampoo sem Sal?!
O sal que tanto tememos nos produtos é o Cloreto de Sódio (sal de cozinha) que é usado na indústria como espessante, ou seja, para deixar seu shampoo mais consistente.
Ele não faz nenhum mal ao nossos fios pois a partir do momento que enxaguamos ele é levado com a água e a quantidade usada nos shampoos não é o suficiente para causar nenhum mal. Os sais que devemos tomar cuidado são os sulfatos já comentados acima...
Ainda resta alguma dúvida sobre shampoo?! Acho que consegui ilustrar bem o função de cada um, né?!
Mas de nada adianta você saber tudo sobre os shampoos, se não aplicá-los da forma correta... Então vamos lá:
Aplique seu shampoo na raiz e esfregue para fazer espuma... Com a espuma dessa o produto para o resto dos fios e esfregue delicadamente... Agora é só enxaguar e partir para o resto da sua rotina...
Se você tem um cabelo misto, você pode usar dois tipos de shampoo... Para raízes oleosos e fios secos, aplique um shampoo transparente na raiz e um hidratante no restante dos fios, assim você evita um maior ressecamento dos fios.
Agora não resta mais dúvidas, né?! Se você ainda tem alguma, deixe nos comentários que eu respondo pra você...
Espero que tenham gostado!!
Beijos e até o próximo...
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
Nenhum comentário :
Postar um comentário
E aí, gostou do post?! Então comenta ai... Opiniões, sugestões e críticas construtivas são sempre bem vindas...